Blog

SEMAGLUTIDA COMO ALIADO CONTRA A OBESIDADE

A semaglutida, comercializada no Brasil com o nome de Ozempic , é um medicamento indicado originalmente para o tratamento ou alívio de sintomas do diabetes tipo 2. O remédio aumenta os níveis de insulina, equilibrando os níveis de açúcar no sangue.

 

Em junho de 2021, a medicação teve a aprovação pelo órgão de vigilância sanitária dos Estados Unidos (FDA) para também ser utilizada para tratamento de obesidade (IMC acima de 30) e de sobrepeso (IMC acima de 27 kg/m2 associado a comorbidades como pressão alta, colesterol alto e diabetes mellitus). A dose da semaglutida aprovada para o controle do peso corporal foi de 2,4 mg, com aplicação subcutânea semanal, e será comercializada nos EUA pelo nome Wegovy.

 

A semaglutida tem um efeito similar ao GLP-1, hormônio produzido pelo intestino após as refeições, que é responsável por enviar sinais de saciedade para o cérebro.

 

Estudos comprovaram que esse remédio cumpre essa tarefa de informar ao cérebro sobre a saciedade, diminuindo a fome ao longo do dia, desde que associado a programas de dieta balanceada e atividade física.

 

O estudo, publicado no periódico científico The New England Journal of Medicine, teve a participação de 1.961 adultos que apresentavam índice de massa corporal (IMC) acima de 30, o que significa que todos estavam obesos, porém, nenhum diabético.

 

Foram formados dois grupos de voluntários em que um recebeu uma injeção semanal de 2,4 miligramas de semaglutida, por um período de aproximadamente 15 meses, enquanto que o outro grupo recebeu substância placebo seguindo o mesmo esquema do primeiro grupo.

 

Ambos os grupos também passaram por uma intervenção no estilo de vida, começando a comer de maneira mais equilibrada e a praticar atividade física. Ao fim do estudo, os cientistas constataram que o grupo que recebeu a semaglutida perdeu em média 14.9% do peso inicial. No entanto, o grupo que recebeu o placebo perdeu apenas 2,4% do peso inicial.

 

Se comparado com outros fármacos empregados contra a obesidade no Brasil, não há dúvidas da eficiência da Semaglutida. Outro benefício da medicação é que ela só precisa ser aplicada uma vez por semana.

 

A injeção pode provocar alguns efeitos colaterais nas primeiras semanas de uso, tais como:

 

  • Náusea / vômito;
  • Dor no estômago;
  • Diarréia / prisão de ventre;
  • Hipoglicemia;
  • Alterações na visão.

 

É importante saber que o tratamento com a semaglutida só deve acontecer sob orientação médica uma vez que o remédio tem dosagens individualizadas. Por isso, agendar uma consulta com o endocrinologista para checar a saúde metabólica é imprescindível!

Conteúdos Relacionados

ESTEATOSE HEPÁTICA

Condição cada dia mais comum, que atinge mais mulheres e pode aparecer já na infância. […]

TIRZEPARTIDA: MEDICAMENTO SURPREENDE COMO NOVO TRATAMENTO PARA A OBESIDADE

Muito em breve pessoas que sofrem de obesidade ou sobrepeso contarão com um novo aliado, […]

RYBELSUS – NOVA DROGA ORAL PARA O TRATAMENTO DE DIABETES TIPO 2

Já está disponível no Brasil, o Rybelsus, uma nova categoria de medicamento para o tratamento […]

© 2024 Vanessa Darold. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Agência Salt