endocrinologia

Tireoide e Paratireoides

A tireoide é uma glândula localizada na região anterior do pescoço, normalmente relacionada ao formato de uma borboleta. Sua principal função é produzir os hormônios tireoidianos triiodotironina (T3) e tetraiodotironina (T4), que agem em praticamente todos os órgãos e sistemas do organismo. Ela estimula diversos controles do organismo, como: os batimentos cardíacos, o funcionamento do intestino, o ciclo menstrual, a fertilidade, a temperatura corporal e principalmente as funções cognitivas, como a memória e a concentração.

As doenças que mais acometem a tireoide são:

• Hipotireoidismo: baixa produção dos hormônios T3 e T4 e pode ter origem congênita, inflamatória ou secundária;
  • Tireoidite de Hashimoto: É uma doença autoimune que causa a inflamação da tireoide, lesionando as células e afetando a sua produção hormonal, sendo a causa mais comum do hipotireoidismo;
  • Hipertireoidismo: excesso dos hormônios T3 e T4, acelerando o metabolismo de forma demasiada.
  • Doença de Graves: é uma doença autoimune sendo a causa mais comum para o hipertireoidismo.

Existem também as paratireóides, que são quatro glândulas, localizadas atrás da tireóide. Elas produzem um hormônio que controla a quantidade de cálcio no sangue. Disfunções na produção deste hormônio, chamado paratormônio (PTH), podem gerar a hipercalcemia (excesso de cálcio) ou a hipocalcemia (deficiência de cálcio).

SINTOMAS

Os sintomas de hipertireoidismo, hipotireoidismo e alterações das paratireoides podem envolver:

Hipertireoidismo:

• Dificuldade para dormir;
  • Aceleração dos batimentos cardíacos;
  • Intestino solto;
  • Agitação;
  • Muita energia, apesar de muito cansaço;
  • Queda de cabelos;
  • Calor e suor exagerados;
  • Menstruação irregular.

Hipotireoidismo:

• Pele seca;
  • Depressão;
  • Cansaço excessivo, falta de energia;
  • Intestino preso;
  • Déficit da memória;
  • Dores musculares;
  • Sonolência excessiva;
  • Queda de cabelo;
  • Ganho de peso.

Alterações das Paratireoides:

• Fraqueza muscular;
  • Perda de apetite, fadiga;
  • Perda de peso;
  • Constipação intestinal;
  • Dores abdominais;
  • Náuseas, vômitos;
  • Sonolência;
  • Dificuldade de concentração;
  • Confusão mental, delírios e até depressão.

TRATAMENTO

O endocrinologista é o médico responsável por solicitar exames, analisar resultados e identificar possíveis alterações na produção hormonal da glândula tireoide ou das glândulas paratireoides, evitando complicações à saúde do paciente como, doenças cardíacas, fraturas ósseas e problemas renais.