endocrinologia

Esteatose hepática

A doença hepática gordurosa, também conhecida como esteatose hepática, está frequentemente associada a disfunções metabólicas e cardiovasculares, como obesidade, resistência à insulina, hipertensao arterial, dislipidemia e diabetes tipo 2.

 

A esteatose hepática, é caracterizada pelo acúmulo excessivo de gordura nas células do fígado, podendo ser desencadeada por fatores como o consumo excessivo de álcool, obesidade e predisposição genética. A resistência à insulina, que é uma característica da diabetes tipo 2 e da síndrome metabólica, também pode contribuir para o desenvolvimento da doença. Nos estágios iniciais, é comum não apresentar sintomas perceptíveis, mas à medida que progride, pode causar fadiga e desconforto abdominal.

 

TRATAMENTO

 

O tratamento geralmente inclui mudanças no estilo de vida, como uma dieta equilibrada e exercícios físicos regulares. É essencial procurar orientação médica para um diagnóstico preciso e um plano de tratamento personalizado. A prevenção de complicações futuras pode ser alcançada por meio de acompanhamento regular com um profissional de saúde e adesão rigorosa ao tratamento recomendado.

© 2024 Vanessa Darold. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Agência Salt